Bem, temos uma matéria sobre os mais velhos, também é uma matéria sobre aprendizado como todas as outras, mas agora é a vez dos ensinamentos das crianças. O que podemos aprender com elas? Diversas coisas importantíssimas, a primeira observação em crianças é a inocência. Elas não veem o mal ou com maus olhos o próximo e as situações, veem só coisas boas. Quantos de nós vemos só as coisas ruins tanto no próximo, como na situação em que estamos, nas pequenas coisas e por que não parar com esse olhar que só faz mal não só para nós como para os outros? Hoje, eu vi em uma palestra a seguinte pergunta: Se todos nós fôssemos cegos como seria o mundo? Eu deixo essa pergunta para refletirmos nesse momento, por que seria muito mais fácil, não teríamos tanta preocupação e nem tanto julgamento sobre as coisas e as pessoas.
Segunda observação e não menos importante é a espontaneidade. As crianças conseguem ser elas mesmas e quantos de nós, nos escondemos debaixo de máscaras, sabendo que não irão se sustentar por muito tempo? Digo máscaras por que são diversas, uma para cada situação. Um grande exemplo disso é início de relacionamento, mostramos só nosso lado positivo, somos diferentes na frente das pessoas e quando chega em casa nos tornamos como a dita palavra O DIFERENTÃO. Por isso é bom se mostrar de verdade sem medo, não vou prometer que não terá julgamentos, mas pelo menos mostra a verdade, nesse exemplo quando as pessoas se juntam ai realmente elas se conhecem, acredito que seria mais fácil se aparecesse até antes de começar o relacionamento. Então a dica é seja você mesmo.
Terceira observação, crianças não são rancorosas e orgulhosas. Digo isso pelo fato delas terem facilidade de voltar a falar com coleguinha mesmo depois de terem um briga, discussão e outros momentos conflituosos. É de preferência delas, momentos felizes do que rancores desnecessários, nisso elas voltam a falar normalmente com o próximo. Para nós é uma dificuldade imensa perdoar alguém, a preferência nesse caso é ficar dias a fio se mantando por dentro, querendo falar mas não diz nada, se auto destruindo por dentro do que simplesmente falar e se entender com a pessoa. Chego até acreditar que sentimentos assim, possam tirar nossa vitalidade, queremos muitos anos de vida, mas fatores emocionais contam bastante.
Quarta observação é que naturalmente crianças são amorosas. Elas não veem uma pessoa como objeto, tratam todas com carinho não importando quem seja e como seja. Observam o geral, e o geral para elas é que são todos seres humanos e claro um possível amigo para brincar e conversar por que elas falam bastante, não se deve proibir isso a uma criança, que ela possa ser ela mesma sem a nossa visão, por que nós temos uma distorção muito grande, já passamos por muitas coisas, mas não devemos empurrar o que somos hoje no colo dessas fofuras, que podem ser nossos filhos, sobrinhos, primos e etc. Vamos cultivar e aprender cada vez mais.
Crianças são bençãos.

Nenhum comentário:
Postar um comentário