Bom Dia, fiquei umas duas semanas afastada por motivos pessoais e essa semana resolvi postar o assunto mais comentando do mês de Setembro que é a prevenção ao suicídio. O suicídio ocorre por que a pessoa está com depressão, e acaba se tornando uma depressão profunda, mostrando duas opções cabíveis na visão de quem sofre com essa doença, morrer um pedir ajuda. Tem pessoas que ainda pensam que depressão é algo muito bobo, mas nunca saberão o que realmente é se não passam.
A pessoa se sente um nada, tanto que ela entra em depressão por decepções que se sucedem, não é fácil uma pessoa depressiva conseguir lidar com o fardo sozinha, a pessoa também não é fraca somente por entrar no ciclo, depressão não escolhe quem será o próximo, ela vem repentinamente. Os sintomas começam a aparecer, a vida começa a ficar sem cor, os problemas parecem ser maiores a cada dia, a frustração toma conta da pessoa, ela se desespera por dentro e assim começa a se afastar de tudo, até os momentos que eram felizes, viram verdadeiros desafios no dia, a pessoa deseja permanecer quieta no canto, se vendo sozinha cada vez mais, sentindo-se presa nesse turbilhão de problemas. Até que um dia, a cabeça está a ponto de explodir, a pessoa mais e mais agoniada só vê uma opção para resolver esse emaranhado, o suicídio, que se torna muito convidativo para situação e a pessoa infelizmente dá um fim a sua vida.
Sei muito bem desses sentimentos, pois eu vivi na pele a tentativa de suicídio e a depressão, sou nova, porém me decepcionava facilmente, tudo ao me ver era horrível até que um dia eu não aguentei e senti que minha cabeça explodiria, tentei e não obtive o que queria no momento, hoje eu me arrependo, pois eu vi como a vida é valiosa, eu fui salva pelas palavras da minha mãe, ela me explicou que a vida era muito mais do que os problemas, que os problemas eram passageiros e que a dor um dia sumiria, dito e feito, hoje completa mais de 3 anos que posso sorrir e ver que a vida vale a pena, que a felicidade de admirar as pequenas coisas são reais, que tenho pessoas que posso contar, que eu tenho vida e ela é muito colorida.
A única dica que posso deixar é que vocês comecem a admirar as pequenas coisas, por mais que seja difícil, por mais que seja pesado. Lembrem-se dos momentos maravilhosos que vocês tiveram, sendo sozinhos ou não, das conquistas que foram alcançadas e que os trouxeram até o agora, da felicidade de fazer coisas prazerosas mesmo que pequenas, anotem suas conquistas diárias como por exemplo fazer uma caminhada, cozinhar, observar paisagens e etc. Toda conquista deve ser comemorada se hoje é difícil de se cumprir. Não desistam a nenhum momento, a vida é bela e nós somos únicos e especiais. Se precisarem de ajuda não hesitem, existem pessoas que podem ajudar.
Na luta contra o suicídio!