Esse filme super fofo e que até mexe com nossas emoções tem muitos ensinamentos complexos e verdadeiros.
O filme conta história de Jiro Horikoshi, que vive em uma cidade do interior do Japão. Um dia, ele tem o sonho de estar voando em um avião com formato de pássaro. A partir desse sonho, ele decide que construir um avião e colocá-lo no ar é a meta da sua vida. Durante a busca pelo seu sonho ele conhece Naoko, uma jovem encantadora por quem se apaixona. No entanto, Naoko fica profundamente doente, sem saber se sobreviverá.
Pelo resumo do filme tem como perceber que tem muito sobre imaginação de um garoto que começa a sonhar com aviões e junto aos aviões se encontra um engenheiro que em todo momento o acompanha nesse sonho e lhe indica os caminhos e o que fazer para ele virar um grande construtor de aviões. Em tempo de guerra, a diferença e criatividade vem da ideia de serem aviões para levar passageiros e não para a guerra.
O filme gira em torno também do amor de Jiro por Naoko, a jornada até se encontrarem depois de tanto tempo depois e por fim a doença de Naoko, mas Jiro continua seguindo com seu SONHO, ele não o deixa para trás e o filme mostra seu trabalho árduo para atingi-lo.
Nos ensina a ter gratidão por tudo que temos, por tudo que nos acontece e gratidão é tão raro hoje em dia vendo da maneira certa, nos ensina a apreciar as passagens sem contar que o filme passa em lugares realmente encantadores aos olhos, devemos admirar o agora o nosso redor, aproveitar.
Ao final você deve ficar com essa frase, mesmo que tudo fique ruim e uma bela confusão, "Você deve continuar a viver".
Viva mais, sonhe sempre.